Mostrar mensagens com a etiqueta vida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta vida. Mostrar todas as mensagens
sábado, 25 de agosto de 2018
O meu mantra
Onde se lê "senhor" deve ler-se "Universo".
É um dos meus mantras, não por ser uma oração religiosa, mas porque me ajuda a acalmar a minha ansiedade e a confiar em mim.
(Sei que é usada pelos Alcoólicos Anónimos...mas não é o meu caso)
terça-feira, 30 de agosto de 2016
Minimalismo...
Acho que sempre fui uma pessoa minimalista (antes diria que era "básica" mas resolvi fazer um upgrade seguindo as nova tendências).
Nunca fui pessoa de acumular muito, comparativamente com outras pessoas que conheço, até porque sou um bocado "forreta" e por isso não sou uma consumidora compulsiva. No entanto, sabe-se lá como, continuo a acumular coisas que muitas vezes não preciso, utilizo ou gosto.
Principalmente agora, que tenho uma casa pequena e com pouca arrumação, faz-me confusão não ter onde arrumar as coisas fundamentais, mas ter os armários cheios sabe-se lá de quê.
Pensamos que um dia vamos precisar desse item ou aquele mas depois acabamos por nunca usar.
Talvez por ser setembro dá-me a sensação de ano novo e apetece-me recomeçar o "ano lectivo" com uma vida mais leve e mais simples. Destralhar a casa ajuda a destralhar a alma, mesmo para uma pessoa como eu que nunca foi muito dada à organização e às limpezas.
Por isso, nos próximos tempos, vou simplificar a minha casa e a minha vida, aos poucos, sem radicalismos, sendo um desafio para mim própria mas sem pressões.
Vou criar algumas regras do tipo - se não uso há mais de um ano, vai embora -. Vou largar aquilo que não me dá algum tipo de "alegria" (ler os livros de Marie Kondo) ou utilidade.
Por isso, boa sorte para mim ...
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
7 mil milhões de Outros
7 mil milhões de Outros é uma vídeo-exposição que está em exibição no Museu da Electricidade, em Lisboa, até ao próximo dia 8 de fevereiro.
Fui esta semana e adorei, foi das mais bonitas exposições que já vi porque é um retrato emotivo da humanidade, das nossas vidas, sonhos e pensamentos, daquilo que nos une apesar das diferenças culturais, sociais e económicas. Na verdade, é mais o que nos aproxima do que o nos separa.
Esta exposição convida, acima de tudo, à reflexão. Acabei por não ver os videos todos porque não tinha muito tempo mas apetecia mesmo era trazê-los para casa e ir vendo de vez em quando e ir tirando notas. E alguns estão mesmo disponíveis online: http://www.7billionothers.org/pt/thematic-voices
Foram filmadas 6.000 pessoas, em 84 países, que respoderam a 45 perguntas essenciais sobre a vida. De um pescador brasileiro a um sapateiro chinês, de um artista alemão a um agricultor afegão, todos responderam às mesmas perguntas sobre os seus medos, sonhos, problemas, esperanças: O que é que aprendeu com os seus pais? O que deseja transmitir aos seus filhos? Por que circunstâncias
difíceis já passou? O que é que o amor representa para si? Qual o sentido da vida?
A exposição está dividida por temas:
1.Família → 2. Primeiras lembranças →3. Sonhos de Infância → 4. Sonhos e Renúncias → 5. Desafios da vida → 6. Histórias de Amor → 7. Fazer o amor durar → 8. Lágrimas → 9. Medos → 10. Testemunhas do clima → 11. Pobreza → 12. Deus → 13. Raivas → 14. Perdoar → 15. Sentido da Vida →
16. Felicidade→17. Homens/Mulheres → 18. “Portugueses”.
Há coisas maravilhosas como:
- " A felicidade é ver crescer os meus pessegueiros e crescer com eles."
- " O amor é como um ovo. Se o apertamos muito ele parte-se, e se o deixamos livre também, há que cuidar com um certo equilibrio"
- " A família é ao mesmo tempo segurança e prisão"
E realidades tão agressivas como miúdas que foram obrigadas a casar aos 10, gente a passar fome e a trabalhar em lixeiras, e por aí fora. Mas depois há histórias de amor, de perdão, de amizade, de esperança.
Recomendo, não percam!
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Ter mundo...
Adoro escritores/blogguers e afins quando conseguem expressar as coisas que nos passam pela cabeça mas que, às vezes, não sabemos como comunicá-las.
"TER MUNDO
Ter mundo não é ter vivido no estrangeiro – sobretudo desprezando a cultura local e alimentando saudades de bacalhau. Ter mundo não é ter viajado muito – sobretudo para colocar alfinetes no mapa ou roubar toalhas do resort. Ter mundo não é falar línguas – sobretudo com uma imitação perfeita de um sotaque de classe ouvido numa série de TV, para grande risota dos nativos . Ter mundo não é ter um doutoramento – sobretudo sobre as enxadas dos camponeses do lago titicaca entre 1823 e 1888. Ter mundo não é defender uma grande causa, com grande desinteresse para com pessoas concretas. (...) Ter mundo não é estar a par das notícias – sobretudo se elas forem dominadas pela eleição de um papa, pela cara de tozé seguro, pela gravidez de uma pop star ou pelo juro da dívida. (...)
Tenho uma criança na minha vida que tem mais mundo quando diz “gosto de ti”, ao ver-me triste (ou alegre) do que todos os supostos mundanos que conheço. Ter mundo é apenas isto: conseguir, uma vez que seja (mas é melhor que seja muitas) pôr-se no lugar de um Outro. Aí começa a possibilidade do mundo. Sem isso fica-se desterrado na parvónia."
Ter mundo é pôr-se no lugar de um Outro... e infelizmente isto é tão raro...mas eu acho devia ser a essência da vida.
Ter mundo não é ter vivido no estrangeiro – sobretudo desprezando a cultura local e alimentando saudades de bacalhau. Ter mundo não é ter viajado muito – sobretudo para colocar alfinetes no mapa ou roubar toalhas do resort. Ter mundo não é falar línguas – sobretudo com uma imitação perfeita de um sotaque de classe ouvido numa série de TV, para grande risota dos nativos . Ter mundo não é ter um doutoramento – sobretudo sobre as enxadas dos camponeses do lago titicaca entre 1823 e 1888. Ter mundo não é defender uma grande causa, com grande desinteresse para com pessoas concretas. (...) Ter mundo não é estar a par das notícias – sobretudo se elas forem dominadas pela eleição de um papa, pela cara de tozé seguro, pela gravidez de uma pop star ou pelo juro da dívida. (...)
Tenho uma criança na minha vida que tem mais mundo quando diz “gosto de ti”, ao ver-me triste (ou alegre) do que todos os supostos mundanos que conheço. Ter mundo é apenas isto: conseguir, uma vez que seja (mas é melhor que seja muitas) pôr-se no lugar de um Outro. Aí começa a possibilidade do mundo. Sem isso fica-se desterrado na parvónia."
Ter mundo é pôr-se no lugar de um Outro... e infelizmente isto é tão raro...mas eu acho devia ser a essência da vida.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
193 livros: GANA
País: Gana Livro: Rumo a Casa Autor: Yaa Gyasi Fonte: compra Pontuação: 10/10 Procurar saber mais sobre: Yaa Gyas...
-
País: Gana Livro: Rumo a Casa Autor: Yaa Gyasi Fonte: compra Pontuação: 10/10 Procurar saber mais sobre: Yaa Gyas...
-
Acho que sempre fui uma pessoa minimalista (antes diria que era "básica" mas resolvi fazer um upgrade seguindo as nova tendências...
-
Um dos meus objetivos para 2019 é ler pelo menos 12 livros. Continuo com o meu desafio pessoal de ler 1 livro de cada país do Mundo (193 paí...

