segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

193 livros: GANA







País: Gana
Livro: Rumo a Casa
Autor:
Yaa Gyasi
Fonte: compra

Pontuação: 10/10

Procurar saber mais sobre: Yaa Gyasi, escravatura





Este livro conta a história de duas meias-irmãs nascidas no Gana no séc.XVIII, com destinos completamente diferentes. Effia casa com um general inglês, que é responsável pelo tráfico de escravos no seu país e Esi é prisioneira e depois vendida como escrava e enviada para a América. A partir daí a história é contada através das gerações descendentes destas duas mulheres, um capítulo para cada familiar, nos diferentes lados do Atlântico.  




Este livro distingue-se por essa estrutura, pela forma como cada pessoa e a sua história são apresentadas. No fundo é como uma novela que retrata o impacto da escravidão numa família e também sobre como é possível herdar dramas e valores de gerações passadas.



A autora acaba por criar um passado para pessoas, que por causa da escravidão, não têm como descobrir a sua árvore genealógica. Outro dos aspectos interessantes é que a autora dá diferentes perspectivas para tráfico de pessoas, culpando não só os europeus mas também os africanos que comercializavam escravos.


Um dos melhores livros que li nos últimos tempos, muito bem escrito, com um enredo e uma estrutura originais. Irei, com certeza, ler mais livros de Yaa Gyasi.


 

4 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa, parece muito bom.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o livro, mas pareceu-me super interessante!
    Já está na minha lista de desejos :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas fiquei bastante curiosa!

    ResponderEliminar

193 livros: GANA

País: Gana Livro: Rumo a Casa Autor: Yaa Gyasi Fonte: compra Pontuação: 10/10 Procurar saber mais sobre: Yaa Gyas...